Duchesse de Bourgogne – Cervejas Especiais

Se existe uma cerveja especial com lugar cativo na lista das “melhores cervejas para tomar antes de morrer”, sem dúvida é a Duchesse de Bourgogne. Uma fiel representante do estilo Flanders Red Ale, tradicional da região oeste de Flandres na Bélgica, essa cerveja encanta qualquer apreciador de uma boa bebida. O rótulo é uma homenagem à Mary, a duquesa de Borgonha que nasceu no século 15 nos arredores de Bruxelas. Com 20 anos herdou o ducado e ficou conhecida por ser uma mulher com temperamento forte e decidido, que fez com que a França reconhecesse o poder que a província de Borgonha tinha. Faleceu com apenas 25 anos em uma queda de cavalo perto da região de Bruges.

A Duchesse é uma cerveja delicada com aroma de frutas vermelhas e uma acidez que remete às notas de vinho. O equilíbrio entre dulçor e acidez é tão perfeito que nos faz questionar por várias vezes se aquela sensação é real. Seu envelhecimento acontece em barricas de carvalho por cerca de um ano e meio e esse é um dos seus maiores diferenciais.

Harmonização: Patês e Terrines, caldo de galinha, caldo de feijão, caldo-verde, sopa de queijo, sopa de legumes, roquefort, gorgonzola, arroz e feijão, caviar, cheesecake, torta de limão, crème brûlée, pudim, torta de maçã, frutas cítricas e vermelhas.

Por conta de todos esses diferenciais a Duchesse de Bourgogne não é uma cerveja de precinho camarada. A garrafa com 750ml custa em torno de 100,00 reais e a de 330ml cerca de 40,00 reais. Aí você pode se perguntar se realmente vale a pena e eu respondo de bate pronto: Com certeza!